Blog
6 Benefícios de ter Plantas no Escritório
Postado por : marketing | Em : 11 de fevereiro de 2022Numerosos estudos científicos provaram os aspectos positivos de ter mais vegetação em seu espaço de trabalho. Aqui estão os sete principais benefícios para os funcionários – e seus empregadores
Os seres humanos têm um desejo inato de se conectar com a natureza, o que os cientistas chamam de ‘ biofilia ‘. Infelizmente, os espaços que costumamos passar a maior parte de nossos dias – locais de trabalho – tendem a ser desprovidos de grande parte de sua conexão com o ambiente natural.
Estudos mostraram que simplesmente adicionar um pouco de vegetação na forma de plantas de interior pode trazer grandes benefícios positivos para os funcionários e suas organizações. O mesmo vale para trabalhadores remotos ou domésticos também. Aqui estão sete razões pelas quais você deve investir em algumas plantas para sua própria mesa ou seu local de trabalho mais amplo.
1. Elas ajudam a reduzir o estresse
Um estudo de 2010 da nova Universidade de Tecnologia, Sydney , encontrou reduções significativas no estresse entre os trabalhadores quando as plantas foram introduzidas em seu espaço de trabalho. Os resultados incluíram uma queda de 37% na tensão e ansiedade relatadas; uma queda de 58% na depressão ou desânimo; uma diminuição de 44% na raiva e hostilidade; e uma redução de 38% na fadiga.
Embora o tamanho da amostra do estudo tenha sido pequeno, os pesquisadores concluíram: “Este estudo mostra que apenas uma planta por espaço de trabalho pode fornecer um grande impulso para o ânimo da equipe e, assim, promover o bem-estar e o desempenho”.
Os defensores da psicologia das cores argumentam que a cor verde tem um efeito relaxante e calmante – portanto, decorar escritórios com esse tom pode ter um efeito semelhante ao da introdução de plantas no espaço de trabalho.
2. Elas ajudam a aumentar a produtividade
A produtividade dos funcionários aumenta 15% quando ambientes de trabalho anteriormente “enxutos” são preenchidos com apenas um punhado de plantas de casa, de acordo com uma pesquisa de 2014 da Universidade de Exeter . Adicionar apenas uma planta por metro quadrado melhorou a retenção de memória e ajudou os funcionários a pontuar mais alto em outros testes básicos, disse o pesquisador Dr. Chris Knight.
“O importante era que todos pudessem ver uma planta de sua mesa”, disse Knight ao The Guardian . “Se você está trabalhando em um ambiente onde há algo para te envolver psicologicamente, você fica mais feliz e trabalha melhor.”
Obviamente, outra ótima maneira de aumentar a produtividade organizacional é investir em software de RH – que ajudará funcionários, gerentes e usuários de RH a gerenciar seus dados com mais eficiência e eficácia e liberar tempo que seria gasto em tarefas administrativas de trabalho intensivo .
3. Elas ajudam a reduzir as taxas de doença e ausência
O relatório Human Spaces de 2015 , que estudou 7.600 trabalhadores de escritórios em 16 países, descobriu que quase dois terços (58%) dos trabalhadores não têm plantas vivas em seus espaços de trabalho. Aqueles cujos ambientes incorporaram elementos naturais relataram uma pontuação de bem-estar 15% maior e uma pontuação de produtividade 6% maior do que os funcionários cujos escritórios não incluíam esses elementos.
Alguns especialistas argumentam que adicionar plantas ao ambiente de trabalho pode ajudar a reduzir o risco de síndrome do edifício doente , embora seja difícil encontrar evidências para apoiar essas alegações.
Um pequeno estudo da Universidade Agrícola da Noruega na década de 1990 descobriu que a introdução de plantas em um escritório estava ligada a uma diminuição de 25% nos sintomas de problemas de saúde, incluindo fadiga, problemas de concentração, pele seca e irritação do nariz e dos olhos.
“A presença de plantas provavelmente pode resultar em uma mudança positiva no ambiente de trabalho psicossocial”, comentou o professor Dr. Tøve Fjeld em um post de blog de 2011 . “A sensação de bem-estar resultante também afeta a forma como o indivíduo avalia seu estado de saúde. Tendo como pano de fundo a identidade psicobiológica e a reação positiva do homem à natureza, podemos supor que as plantas têm um efeito particular na sensação de bem-estar. Isso é evidenciado pelo fato de que a ocorrência de sintomas ligados à atmosfera interna foi reduzida.”
4. Tornam os espaços de trabalho mais atraentes para os candidatos a emprego
Comentando o relatório Human Spaces de 2015, quando foi lançado, o professor de psicologia organizacional Sir Cary Cooper disse: “O benefício do design inspirado na natureza, conhecido como design biofílico, está acumulando evidências em ritmo acelerado. Olhando para um instantâneo dos ambientes de trabalho globais, até uma em cada cinco pessoas não tem elementos naturais em seu espaço de trabalho e, de forma alarmante, quase 50% dos trabalhadores não têm luz natural. No entanto, um terço de nós diz que o design do local de trabalho afetaria nossa decisão de ingressar em uma empresa. Há uma grande disparidade aqui e uma que sugere que o design do local de trabalho só recentemente ganhou destaque como um fator crucial”.
5. Elas limpam o ar
Enquanto os humanos precisam de oxigênio para sobreviver, as plantas absorvem um gás que não precisamos – dióxido de carbono – e o combinam com água e luz para produzir energia em um processo chamado fotossíntese .
Na década de 1980, cientistas da NASA descobriram que as plantas eram hábeis em remover substâncias químicas como benzeno, tricloroetileno e formaldeído do ar, tornando-o mais limpo para os humanos respirarem.
Uma pesquisa mais recente liderada pelo Dr. Fraser Torpy, diretor da University of Technology Sydney Plants e Indoor Environmental Quality Research Group , descobriu que as plantas de interior podem ajudar a reduzir os níveis de dióxido de carbono em cerca de 10% em escritórios com ar condicionado e em cerca de 25% em edifícios sem ar condicionado.
“Descobrimos que as palmeiras superam todo o resto em dióxido de carbono”, disse Torpy . “Mas quando se trata de orgânicos voláteis, tudo é o mesmo – não importa… Uma planta de tamanho médio (qualquer coisa acima de 20 cm) em uma sala fará reduções muito grandes nesses produtos químicos específicos.”
6. Ajudam a reduzir os níveis de ruído
Ao absorver sons (em vez de isolar contra a poluição sonora), as plantas ajudam a reduzir os efeitos de distração das conversas de fundo no escritório. Posicionar vasos de plantas maiores, em vários locais nas bordas e cantos de uma sala tem o grande benefício positivo, de acordo com um artigo de 1995 de pesquisadores da London South Bank University .