Blog
Como fazer suas Plantas sobreviverem ao Calor
Postado por : marketing | Em : 27 de janeiro de 2023
O calor do verão finalmente chegou! Agora é a hora de preparar suas plantas de casa para lidar com o calor e mudar para o modo de cuidado de plantas no verão.
Embora algumas plantas que gostam de sol, como suculentas e cactos, sejam bem adaptadas a altas temperaturas, as plantas mantidas em ambientes fechados não são aclimatadas aos extremos de uma onda de calor no verão. Isso inclui suas suculentas e cactos (a menos que tenham sido movidos para a varanda ou pátio para o verão). Tropicais folhosos são particularmente suscetíveis a danos causados pelo calor e, se muito danificados, podem não se recuperar.
Não se preocupe! Há muito que você pode fazer antes e durante a onda de calor para garantir que suas plantas de interior sobrevivam ao calor. Aqui estão 5 das mais importantes dicas de cuidados com as plantas no verão para você começar.
- Mantenha a umidade
Plantas que gostam de alta umidade devem ser frequentemente aspergidas durante os períodos de calor. Você também pode encher um prato raso com pedrinhas, encher com água e colocar o vaso em cima para criar um microclima um pouco úmido para sua planta que fornecerá umidade e ajudará suas plantas a sobreviver no verão. - Regue bem
Como você provavelmente já leu em nosso blog antes, a rega adequada é a chave para cuidar das plantas de interior. Embora o excesso de água seja a maneira mais eficiente de matar sua planta de casa, o calor e o sol fazem com que a água evapore do solo em taxas muito mais rápidas. Em preparação para uma onda de calor, certifique-se de regar profundamente suas plantas – se você regar muito rápido ou não o suficiente, muitas vezes apenas o topo do solo fica molhado e o resto escapa pelas laterais do vaso e sai pelo fundo. Certifique-se de que a água seja realmente absorvida regando lentamente e permitindo que a planta absorva o excesso de água em uma tigela por 10 a 20 minutos após a rega. Enquanto estiver no modo de cuidado de plantas no verão, verifique o nível de umidade do solo de suas plantas com mais frequência do que o normal, usando um medidor de umidade ou com o confiável “teste do dedo” – regue quando o solo estiver seco em 1-2 “para baixo para a maioria plantas tropicais. Outro indicador importante de solo compactado e de secagem rápida é quando o solo se afasta das laterais do vaso. Se houver um vão entre a terra e a lateral do vaso, é hora de reidratar! Se você tiver ar condicionado, lembre-se de que o ar seco pode secar as panelas tão rapidamente quanto o sol. Fique atento a plantas sedentas e regue bem. - Plantas sensíveis à sombra de muito sol – As plantas também sofrem queimaduras solares. As plantas que vivem em janelas voltadas para o sul e para o oeste receberão uma dose especialmente brilhante de vitamina D durante a onda de calor deste fim de semana. Mas como você não pode colocar protetor solar nas folhas, é melhor movê-los um pouco mais para dentro de casa para poupá-los desse impacto direto do sol. Conforme mencionado no início, isso também vale para suculentas e cactos que não foram aclimatados ao sol direto.
- Salve suas plantas do sol
Se você já se sentiu fraco no calor, imagine como devem ser as suas plantas! Faça o possível para manter suas plantas fora dos locais mais quentes da sua casa enquanto estiver no modo de cuidado de plantas no verão. Isso pode significar afastá-los das janelas ou até mesmo em outras salas durante os períodos de calor.
Além disso, pode parecer contra-intuitivo, mas a melhor maneira de manter sua casa fresca no calor é fechar as janelas durante o dia, quando o calor está forte, e abri-las novamente. À noite, quando esfria. Se você conseguir deixar a casa alguns graus mais fria, você se sentirá muito melhor, assim como suas plantas!