Blog
Manual básico de Jardinagem – para iniciantes
Postado por : marketing | Em : 23 de setembro de 2022
Comece bem as suas plantas, com aconselhamento especializado sobre preparação do solo e profundidade de plantio.
Quanto mais trabalho você colocar na preparação do solo, melhores serão os resultados. Começar bem uma planta significa que você pode colher os frutos mais tarde, sejam flores e frutas ou simplesmente uma planta forte e estabelecida que precisa de poucos cuidados posteriores.
Antes de começar – verifique seu solo
Antes de escolher as plantas para o seu jardim, é importante verificar o tipo de solo que você tem. Diferentes plantas se adaptam a diferentes solos, e você pode precisar melhorar seu solo antes de começar a plantar. Primeiro verifique a consistência do solo – é pegajoso e lamacento (argila), ou cai facilmente por entre os dedos (arenoso)? Algures entre os dois é o ideal – este tipo de solo é muitas vezes referido como friável ou com uma inclinação fina. Isso significa que as raízes jovens se espalharão facilmente.
Se o seu solo for de argila pesada , será difícil cavar e você precisará adicionar bastante esterco ou composto bem apodrecido para melhorar a estrutura. Se o seu solo for arenoso ou calcário, você também precisará adicionar matéria orgânica para melhorar a fertilidade. Você também deve verificar o pH do seu solo. A maioria das plantas requer um pH neutro a ácido de cerca de 6, mas algumas requerem níveis mais altos de acidez e são frequentemente conhecidas como plantas ericáceas. É difícil alterar o pH do seu solo, mas você pode ajustá-lo adicionando compostos ácidos ou pode criar um canteiro ou recipiente elevado com ácido. A coisa mais importante a lembrar sobre o solo é escolher as plantas que se adequam às condições de crescimento do seu terreno – é mais fácil do que tentar mudar o solo.
Faça um plano de plantio
Se você tiver a sorte de ter um novo jardim, ou criou um novo canteiro e decidiu quais plantas deseja, é uma boa ideia fazer um plano de plantio. Você pode recortar fotos das plantas que deseja de catálogos e revistas e brincar com a forma de organizá-las. Quando suas plantas chegarem, coloque-as e brinque com o layout. Certifique-se de ler as instruções e deixar espaço suficiente ao redor da planta para que ela se espalhe quando estiver em pleno crescimento.
Plantando plantas em vasos
Cave um buraco adequado para a planta escolhida. Com um vaso de plantas, você pode verificar isso colocando o vaso no buraco. Deve caber confortavelmente, com cerca de 2 cm extras ao redor do perímetro, enquanto sua profundidade não deve ser maior que a do próprio vaso. A maioria dos pequenos arbustos são vendidos em potes de plástico, que muitas vezes já não crescem. Você pode achar que o arbusto que você escolheu tem uma raiz muito apertada. Se este for o caso, retire suavemente o tapete de raízes e solte o solo – não se preocupe se você está prejudicando a planta, pois novas raízes crescerão.