Blog
Como escolher a Palmeira ideal para seu projeto paisagístico?
Postado por : fazendadojardim | Em : 20 de outubro de 2022Tente vislumbrar o Jardim mais lindo que você já viu aqui no Brasil. Tenho quase certeza que havia palmeiras nele. Mas o uso delas no paisagismo não é novidade, há registro do cultivo de palmeiras para fins estéticos desde a Mesopotâmia, passando pelo Egito, Pérsia e Grécia, até chegar nos dias de hoje com uma forte popularidade.
Mas como escolher a palmeira ideal para seu projeto? Elencamos aqui algumas questões que são importantes na hora de decidir:
Altura
Este quesito é muito importante, vamos supor que você esteja pensando no paisagismo de uma casa grande, de dois andares, onde você gostaria de colocar algumas palmeiras próximas a uma janela. Neste caso seria melhor escolher a Palmeira Fênix, visto que ela não cresce muito, impedindo que futuramente ela acabe atrapalhando a vista desta janela. Por outro lado, se for um espaço muito aberto, como um grande jardim de uma fazenda, quem sabe uma Palmeira Imperial pode encontrar mais destaque, visto que ela pode chegar até 20 metros de altura!
Largura
Pode parecer ser estranho, mas algumas palmeiras podem ser bem espalhafatosas e com folhagens mais baixas, como é o caso da Palmeira Leque e a Rabo de Raposa, então não seria ideal usar ela em espaços onde circulam muitas pessoas ou carros, pois alguns danos podem ocorrer às suas folhas.
Peculiaridade da Espécie
O que você busca com essa palmeira? Cada uma delas vai ter um formato de tronco e de folha peculiar. Se você busca um jardim mais elegante em um lugar de bastante espaço, a Palmeira Real e a Washingtonia por atingirem grandes alturas. Agora se sua intenção é um jardim mais intimista, a Palmeira Leque, Rabo de Peixe e a Fênix serão ideias por conta de seus detalhes em suas folhagens serem bastante peculiares para serem vistos de perto.